O que tem de novo no Flutter 3.0?

Ontem dia 12/05/22 aconteceu o Google I/O, durante o evento foi anunciado o Flutter 3.0 contendo várias novidades e melhorias que vou contar um pouco sobre cada uma delas aqui para você.

Você consegue consultar o release notes da nova versão clicando aqui.

Aqui no NineLabs e na Za9 é inegável o quanto gostamos de utilizar o Flutter em nossos projetos. Com ele conseguimos de fato entregar projetos incríveis de forma rápida e com qualidade. Por isso, a cada lançamento ficamos super empolgados e queremos experimentar o quanto antes.

Para as pessoas ansiosas como eu, já podemos instalar seguindo as instruções desse link ou simplesmente atualizar através do comando:

flutter upgrade

Com isso, vamos as atualizações, vou começar por uma que sempre me deu bastante trabalho e dor de cabeça 😅.

Integração com Firebase

Conforme estudos de benchmarking de desenvolvedores da SlashData mostram que 62% (tenho minhas dúvidas) dos desenvolvedores que trabalham com Flutter usam o Firebase em seus aplicativos.

Mesmo sendo da mesma empresa (Google) o Firebase e Flutter são equipes que trabalham de forma separada porém com o lançamento da nova versão 3.0 foi possível expandir e integrar as plataformas.

Antes para conseguir utilizar o Firebase em nossas aplicações Flutter, era necessário a instalação do package FlutterFire(uma mão na roda, por sinal) mas era muito trabalhoso pois tínhamos que realizar toda a configuração do IOS e Android de forma manual, gerando o arquivo de instalação no site do Firebase, importando na aplicação e etc. Agora teremos acesso a todas as funcionalidades do Firebase como Firestore, Crashlytics, Mensaging entre outros de forma mais simplificada. Pelo que eu entendi, vamos conseguir realizar toda a configuração através do firebase_cli e isso facilitará e muito a vida dos devs no momento de configurar sua aplicação Flutter.

Material Design 3

O Material Design 3, está disponível nesta versão, permitindo que os desenvolvedores aproveitem um sistema de design adaptável, multiplataforma, que oferece esquemas de cores dinâmicos e componentes visuais atualizados:

Notei que optaram em utilizar o tema mais clean com cores suaves e cantos arredondados. Curti!

Suporte ao MacOS e Linux

Na versão anterior conseguíamos gerar um executável para o Windoes e agora na nova versão podemos compilar nossas aplicações para MacOS e Linux para produção.

E junto com essa atualização, foi disponibilizado as seguintes funcionalidades:

  • Menus em cascata e suporte para a barra de menus do sistema macOS;
  • Suporte completo para entrada de texto internacional em todas as plataformas de desktop;
  • Acessibilidade em todas as plataformas de desktop;

Facilidade para compilar apps para IOS (.ipa)

Foi adicionado uma nova opção de comando do flutter build para simplificar o lançamento do seu aplicativo IOS. Após o desenvolvimento e quando tudo estiver pronto para distribuir para as lojas ou para o TestFlight basta adicionar a opção —-export-method ad-hoc, —-export-method development, ou —-export-method enterprise no comando de build. Por exemplo:

flutter build ipa --export-method ad-hoc

E muito mais!

Bom não vou listar todos as novidades aqui para não estender muito esse post mas deixo o link do release note para vocês conferirem todas as novidades dessa ferramenta incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *