A ideia é passar alguns macetes que vão te auxiliar na hora de criar os protótipos para seu app.
Sem muita delonga, vamos as dicas que irão te ajudar na hora de montar o seu protótipo.
1 – Ferramentas
Existem vários sites que oferecem este tipo de serviço. Resolvi apresentar duas das ferramentas que já utilizamos aqui na Za9 que são a Invision e a Marvelapp, que além de ótimas, ambas oferecem planos gratuitos e pagos.
Atualmente estamos utilizando a Marvelapp, e estamos gostando bastante pela simplicidade e facilidade.
Através destas ferramentas conseguimos apresentar as principais telas e simular a navegação do nosso projeto.
Vale muito a pena conferir qualquer uma das duas.
Confira o protótipo de um projeto que lançamos recentemente:
2 – Navegação
A navegação do seu protótipo é extremamente importante para uma boa experiência dos seus testers ou possíveis investidores. É primordial que ela seja fiel a do projeto final, exibindo menus, simulando toques ou cliques em botões, fixando o header caso seja fixo e por aí vai.
3 – Protótipos com Efeitos de Transição
A maioria das ferramentas oferecem efeitos de fade, slider, zoom entre outros. A utilização exagerada destes recursos, podem prejudicar a experiência do usuário ou criar uma falsa expectativa, caso as mesmas animações não sejam apresentadas no resultado final.
Utilize-os com consciência, e terá um melhor resultado com o apelo visual.
4 – Tamanho das imagens
Na hora de exportar as imagens do seu layout, cuidado com o tamanho. Verifique se as dimensões são as mesmas sugeridas pela ferramenta de protótipos e se estão adequadas a plataforma onde serão apresentadas, smartphones, tablets ou desktops.
5 – Comentários e Marcações
Quando estiver apresentando seu projeto através de protótipos abuse das marcações e comentários de melhorias, isso vai ajudar muito que seu projeto tenha um bom resultado final.
6 – Compartilhe
Uma funcionalidade muito bacana que a maioria das ferramentas oferecem, é a opção de compartilhamento, seja por sms, link ou email.
Aproveite essa ferramenta para apresentar seu protótipo para todas as pessoas que você acredita poder colaborar, com o resultado final.
E você? Pretende utilizar alguma dessas dicas em seu negócio? Conte nos comentários. 😉