Veja como fazer um aplicativo
Quando uma empresa investe na criação de um aplicativo, ela está estabelecendo um diferencial competitivo para o seu negócio e abrindo mais um canal de interação com o seu público. Mas muitas boas ideias para o desenvolvimento desse produto tão estratégico acabam ficando engavetadas porque falta o conhecimento de como fazer um aplicativo.
Neste artigo, vamos explicar melhor como fazer um aplicativo para o seu negócio, quais ferramentas podem ser usadas para isso e porque é preciso investir em uma equipe multifuncional bem capacitada. Boa leitura!
Como começar?
O desenvolvimento de um aplicativo deve ser encarado como um projeto complexo, pois integra diferentes áreas, como programação, arte de interface, marketing e negócios. Portanto, antes de colocar a mão na massa é preciso pensar em planejamento e nas premissas que vão guiar a criação do produto.
Bons aplicativos nascem de uma demanda ou necessidade identificada por uma análise de mercado. Geralmente a pesquisa para encontrar essas oportunidades é a primeira etapa do projeto e só depois dela é que começam a surgir as ideias que vão moldar o produto.
Com essas primeiras ideias, já é possível esboçar um planejamento para o desenvolvimento do app. A recomendação aqui é utilizar uma ferramenta visual de mockups para rascunhar delas e visualizar melhor como será a experiência do usuário no software.
Algumas boas opções de ferramentas que podem ajudar nisso são o MockFlow, o Gliffy e FrameBox.
Como criar um aplicativo em equipe?
Mesmo que os primeiros rascunhos tenham ficado legais, é preciso em algum momento convidar um designer de verdade para o projeto. E o ideal é que isso seja o mais cedo possível. Aplicativos são experiências visuais e, para serem agradáveis, precisam de uma interface que seja ao mesmo tempo funcional e esteticamente agradável.
O time de design começa seu trabalho definindo a direção de arte do produto, ou seja, uma estratégia que vai garantir a coerência das interfaces e demais funcionalidades visuais do app. Só depois disso eles passam a produzir ícones, fundos de tela e demais elementos para o produto.
Em paralelo a isso, é bem provável que a parte de programação já esteja bem encaminhada, com as primeiras entregas de provas de conceito e muitos testes. Tão logo o primeiro protótipo esteja funcional, é hora de começar a testar.
Além de testes automatizados conduzidos pelos próprios programadores, é interessante convidar um grupo de testadores para o beta do aplicativo. E para avaliar como essas pessoas estão utilizando o software, é recomendável ter uma ferramenta de análise de audiência como o Flurry e o Google Analytics.
Dicas de Leitura
Como entregar o aplicativo para o público?
Depois de alguns ciclos de teste e melhorias, é bem provável que o aplicativo esteja pronto para ser lançado. Esse desenvolvimento provavelmente consumirá algumas horas de trabalho de uma equipe diversa, que incluirá designers, programadores e analistas de marketing.
Normalmente, para empresas que não trabalham diretamente com desenvolvimento de software, elencar esse time pode ser um problema imenso: além do alto custo de ter uma equipe dedicada, é bem provável que não existam referências dentro da organização que possam, por exemplo, avaliar se o perfil dos novos colaboradores é adequado para o desenvolvimento.
Uma alternativa a isso pode ser a utilização de ferramentas como o AppMakr e o MyAppBuilder, que permitem elaborar um aplicativo sem conhecimentos de programação e design.
Mas apesar de serem acessíveis, essas ferramentas não são gratuitas, exigem tempo e esforço de quem vai realmente criar o aplicativo e geram resultados pouco atraentes, repetitivos e pouco personalizados.
O que fazer se minha equipe não puder produzir?
Uma saída intermediária é a contratação de empresas parceiras que vão realizar o desenvolvimento do aplicativo. A personalização será a mesma da de um produto criado internamente mas com uma parcela do custo e uma equipe especializada de pessoas que provavelmente já fizeram muitos outros aplicativos ao longo da carreira.
Portanto, não é preciso saber como fazer um aplicativo para ter esse produto na sua empresa: basta contar com parceiros de confiança para a tarefa.
Agora que você aprendeu mais sobre a criação de apps, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos de aplicativos, desenvolvimento e inovação!
Assine nossa newsletter e receba mais informações de como fazer seu app.